Trabalhar com a metodologia de projetos através das tecnologias, auxilia de maneira significativa a pratica do professor com relação a produção do conhecimento dos educandos, além de criar novos ambientes de trabalho, estimula-os na própria autonomia, buscando uma aprendizagem contextualizada e significativa.
O uso das tecnologias em sala de aula permite que os alunos estabeleçam relações com o cotidiano, e seu processo de ensino-aprendizagem ficará mais dinâmico e interativo, pois o uso da tecnologia aprimora a experiência de aprendizado permitindo que os mesmos criem vínculos com o mundo exterior.
A informática então, a serviço de um projeto educacional, propicia condições aos alunos de trabalharem além de temas ligados ao currículo escolar, atividades extracurriculares. Para Fagundes (1998):
Aprender por projetos é uma forma inovadora de romper com as tradições educacionais, dando um formato mais ágil e participativo ao trabalho de professores e educadores. Trata-se mais do que uma estratégia fundamental de aprendizagem, sendo um modo de ver o ser humano construir, aprendendo pela experimentação ativa do mundo.
Nesse sentido, ao trabalhar o aprendizado do aluno com projetos, o educador deverá levá-lo a questionamentos, interação, interrogação sobre o mundo e sobre si mesmo, buscando soluções para os problemas encontrados.
Na Escola Estadual Oneide Pinto Lima, no município de Macapá-AP, está sendo desenvolvido no ano de 2011, o projeto com o tema: O desafio da leitura e da escrita. Este projeto contempla todo o ensino fundamental e EJA. Com ele, professores e alunos trabalham as ações de acordo com as datas comemorativas de forma interdisciplinar. Ao introduzir leitura e escrita de textos, são direcionados depois para os conteúdos curriculares. Cada série e classe também participam dos ambientes tecnológicos como TV escola, sala de leitura, biblioteca para fazerem pesquisas sobre os temas que estão sendo estudados. Não vão ao LIED porque o mesmo ainda não está em funcionamento
O trabalho com projetos na escola, está possibilitando o desenvolvimento da auto-confiança das crianças com o uso das tecnologias existentes, facilitando assim a troca de informações e construção de novos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário