NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 2 – Atividade 5
Macapá-AP, 29 de março de 2011
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 2 – Atividade 5
Macapá-AP, 29 de março de 2011
Atividade 6
Tema: Tiradentes: O mártir da Independência
Justificativa:
Tendo em vista a homenagem pelo dia de Tiradentes que ocorrerá em abril, é de grande relevância desenvolver atividades que visem um maior conhecimento sobre esse ícone da história do Brasil . Nesse sentido, o projeto será desenvolvido na escola estadual Oneide Pinto Lima com a turma 411 do 1º turmo da professora Alessandra.
Objetivo Geral:
• Realizar as tarefas propostas pelo professor, mediante informações obtidas em livros, revistas e através da navegação pelos hipertextos disponibilizados na internet mediante processo colaborativo de aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia de Tiradentes.WWW.google.com.br
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa, além de livros que falem sobre Tiradentes.
• Reconhecer a importância de Tiradentes para a história do Brasil.
Desenvolvimento:
O trabalho será desenvolvido em duplas ou trios, que deverão fazer pesquisa em livros, acessar e navegar a internet nos sites indicados pela professora. (http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes).
Pedir para os alunos acessarem a internet no site www.google.com.br, fazer a pesquisa e anotar os fatos mais importantes sobre a vida e morte de Tiradentes e traze para a escola.
A pesquisa será dividida em: biografia, cartazes, poesias, produção de textos, etc.
Após a pesquisa a professora deverá confeccionar junto com os alunos um texto coletivo com as informações obtidas pelos alunos durante a navegação na internet.
O texto deverá conter biografia, julgamento e sentença, Inconfidência Mineira e legado de Tiradentes perante a história do Brasil.
Indagar os alunos como foi a experiência com uma nova fonte de pesquisa?
As pesquisas com hipertextos ajudaram a compreender melhor o estudo do texto em questão?
Após a construção do texto e da pesquisa, os mesmos serão postados no blog pessoal da professora Osemar, no endereço osemarrodrigues@blogspot.com. Fazendo um link para o blog da turma do curso 100 horas no site eproinfo http://ntecurso100horas.blogspot.com.
A culminância do projeto se dará no dia 21 de abril Dia de Tiradentes com uma pequena exposição no corredor da escola dos cartazes, fotografias, poesias e textos produzidos pelos alunos da turma 411 no 1º turno, onde os demais alunos das outras turmas poderão vislumbrar a pesquisa realizada.
Recursos:
Materiais: livros, computadores, fotos, cartolina, lápis, textos sobre o assunto, etc.
Humanos: alunos e professores da turma 411 do 1º turno da escola Oneide Pinto Lima.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da pesquisa, com atividades diversificadas sobre o tema em estudo, fazendo um apanhado individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento,a cooperação, o interesse de cada um em realizar a tarefa. Além de avaliar também a criatividade dos alunos com relação as produções textuais e confecção de cartazes, e poesias sobre o tema abordado.
Referencias bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/
http://www.google.com.br
Guia do cursista: Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TICs.
Livro didático do aluno
Tema: Tiradentes: O mártir da Independência
Justificativa:
Tendo em vista a homenagem pelo dia de Tiradentes que ocorrerá em abril, é de grande relevância desenvolver atividades que visem um maior conhecimento sobre esse ícone da história do Brasil . Nesse sentido, o projeto será desenvolvido na escola estadual Oneide Pinto Lima com a turma 411 do 1º turmo da professora Alessandra.
Objetivo Geral:
• Realizar as tarefas propostas pelo professor, mediante informações obtidas em livros, revistas e através da navegação pelos hipertextos disponibilizados na internet mediante processo colaborativo de aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia de Tiradentes.WWW.google.com.br
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa, além de livros que falem sobre Tiradentes.
• Reconhecer a importância de Tiradentes para a história do Brasil.
Desenvolvimento:
O trabalho será desenvolvido em duplas ou trios, que deverão fazer pesquisa em livros, acessar e navegar a internet nos sites indicados pela professora. (http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes).
Pedir para os alunos acessarem a internet no site www.google.com.br, fazer a pesquisa e anotar os fatos mais importantes sobre a vida e morte de Tiradentes e traze para a escola.
A pesquisa será dividida em: biografia, cartazes, poesias, produção de textos, etc.
Após a pesquisa a professora deverá confeccionar junto com os alunos um texto coletivo com as informações obtidas pelos alunos durante a navegação na internet.
O texto deverá conter biografia, julgamento e sentença, Inconfidência Mineira e legado de Tiradentes perante a história do Brasil.
Indagar os alunos como foi a experiência com uma nova fonte de pesquisa?
As pesquisas com hipertextos ajudaram a compreender melhor o estudo do texto em questão?
Após a construção do texto e da pesquisa, os mesmos serão postados no blog pessoal da professora Osemar, no endereço osemarrodrigues@blogspot.com. Fazendo um link para o blog da turma do curso 100 horas no site eproinfo http://ntecurso100horas.blogspot.com.
A culminância do projeto se dará no dia 21 de abril Dia de Tiradentes com uma pequena exposição no corredor da escola dos cartazes, fotografias, poesias e textos produzidos pelos alunos da turma 411 no 1º turno, onde os demais alunos das outras turmas poderão vislumbrar a pesquisa realizada.
Recursos:
Materiais: livros, computadores, fotos, cartolina, lápis, textos sobre o assunto, etc.
Humanos: alunos e professores da turma 411 do 1º turno da escola Oneide Pinto Lima.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da pesquisa, com atividades diversificadas sobre o tema em estudo, fazendo um apanhado individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento,a cooperação, o interesse de cada um em realizar a tarefa. Além de avaliar também a criatividade dos alunos com relação as produções textuais e confecção de cartazes, e poesias sobre o tema abordado.
Referencias bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/
http://www.google.com.br
Guia do cursista: Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TICs.
Livro didático do aluno
As a vineyard owner, I require tractors that are both compact and effective in tight spaces. The john deere 3020 has piqued my interest because of its impressive fuel efficiency. I'm also looking into the john deere 4040 for its robust engine performance. The kubota b2601 stands out for its agility, while the john deere 2210 appears to be ideal for maintaining smaller vineyards. Additionally, I'm curious if the john deere 430 might be a wiser choice for durability over time. Which tractor would you recommend?
ResponderExcluir