TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
UNIDADE 3: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
Projeto na Escola
Escola Estadual Oneide Pinto Lima
Diretora: Bergma
Professora: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Turma: 411 turno: 1º
Tema da Atividade: Os índios
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental de 8 anos
Disciplinas envolvidas: história, português e artes
Série/ano: 4ª série
Nome do autor da proposta: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Objetivo: Ao final das atividades os alunos deverão ser capazes de:
Geral: Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, além de perceber que o índio precisa ser respeitado.
Específico:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluricultural.
Duração das atividades: mais ou menos duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Provocar os alunos para que eles possam se expressar através de indagações sobre os índios e ir registrando no quadro. Logo após listar as dúvidas dos alunos perguntando o que desejam saber sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula:
- Pesquisar em livros ou internet fatos relevantes sobre a história dos índios e trazer para a escola,
- Trazer fotos ou figuras de índios de várias etnias, artefatos e vestimentas.
- Após a pesquisa, fazer a leitura do material e produzir um texto com os fatos mais importantes sobre a história dos índios.
- Construção de cartazes com as fotos dos índios, dos artefatos, alimentação, casas e enfeites.
- Desenhar e pintar objetos indígenas,
- Leitura e escrita da música indiozinho para depois cantarem todos juntos.
Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
- Data show, computador, câmera fotográfica, quadro, cartolina, papel A4, material didático do aluno, etc.
Resultados esperados:
A avaliação será processual mediante o desenvolvimento da atividade, observando a participação, entusiasmo, colaboração nas atividades propostas e a eficácia do trabalho.
Referência bibliográfica:
Após a atividade, a bibliografia será relacionada.
Livro didático dos alunos
Livros que irão pesquisar em casa
WWW.google.com.br
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental de 8 anos
Disciplinas envolvidas: história, português e artes
Série/ano: 4ª série
Nome do autor da proposta: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Objetivo: Ao final das atividades os alunos deverão ser capazes de:
Geral: Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, além de perceber que o índio precisa ser respeitado.
Específico:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluricultural.
Duração das atividades: mais ou menos duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Provocar os alunos para que eles possam se expressar através de indagações sobre os índios e ir registrando no quadro. Logo após listar as dúvidas dos alunos perguntando o que desejam saber sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula:
- Pesquisar em livros ou internet fatos relevantes sobre a história dos índios e trazer para a escola,
- Trazer fotos ou figuras de índios de várias etnias, artefatos e vestimentas.
- Após a pesquisa, fazer a leitura do material e produzir um texto com os fatos mais importantes sobre a história dos índios.
- Construção de cartazes com as fotos dos índios, dos artefatos, alimentação, casas e enfeites.
- Desenhar e pintar objetos indígenas,
- Leitura e escrita da música indiozinho para depois cantarem todos juntos.
Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
- Data show, computador, câmera fotográfica, quadro, cartolina, papel A4, material didático do aluno, etc.
Resultados esperados:
A avaliação será processual mediante o desenvolvimento da atividade, observando a participação, entusiasmo, colaboração nas atividades propostas e a eficácia do trabalho.
Referência bibliográfica:
Após a atividade, a bibliografia será relacionada.
Livro didático dos alunos
Livros que irão pesquisar em casa
WWW.google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário