quarta-feira, 9 de março de 2011

REFLETINDO SOBRE A PROPRIA APRENDIZAGEM

A prática pedagógica do professor em sala de aula vem mudando significativamente na atualidade.
Com a chegada de novas tecnologias nas escolas brasileiras, os professores passaram de simples transmissores de conhecimentos para mediadores, organizando as informações adquiridas pelos alunos em sala de aula.
Hoje professores e alunos possuem várias tecnologias a sua disposição como: computadores, CDs, DVDs, data shows, TV e outros que subsidiam suas tarefas, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. Para Freire (1998.p.96)
A educação constitui-se em um ato coletivo, solidário, uma troca de experiências, em que cada envolvido discute suas idéias e concepções. O que importa é que os professores e alunos se assumiram epstemiológicamente curiosos,
Os professores devem aguçar a curiosidade em seus alunos, pois ela é fundamental para busca de novas formas de informações, propiciando aprendizagem significativas e colaborativas. No entanto, é importante ressaltar que as escolas apesar de contar com diferentes tecnologias como os LIEDS, os horários são específicos e os espaços delimitados, dificultando a integração da tecnologia ao desenvolvimento do currículo.
Mesmo assim é importante que o LIED seja mantido na escola, porque ao adaptar a informática ao currículo estaremos utilizando o computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada e os professores para busca de novas habilidades diante das tecnologias disponíveis para o andamento de seu trabalho.

Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro.
Guia do cursista. Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC.

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