domingo, 20 de março de 2011

Navegando em busca do conceito de hipertexto.

Com o aparecimento das tecnologias digitais, é comum vermos hoje nas diversas camadas da sociedade, pessoas com computadores, laptops e notebooks a sua disposição, seja para uso no trabalho ou para diversão. Daí surge então a necessidade de conhecer links, programas e softwares para uso próprio ou para interagir com outras pessoas ou links. De acordo com as pesquisas sobre hipertexto, descobri que o mesmo é um conjunto de informações interligadas a diversidade de pesquisas que subsidiam o trabalho pedagógico do professor. Cada autor tem seu próprio conceito de hipertexto, aqui vão alguns que pesquisei.

1.Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

2.O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/

3.Para Lévy (1993) o hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto. Os itens de formação não ligados linerarmente, como em uma corda como nó, mas cada um deles, ou a maioria, estente suas conexões em estrela, de modo reticular.
http://wikipos.facasper.com.br/index.php/O_conceito_de_hipertexto_em_Pierre_L%C3%A9vy

De acordo com as minhas pesquisas, O hipertexto é um texto que nos possibilita uma leitura mais ampla, mais dinâmica do que estamos lendo/ou pesquisando, ele pode ser usado para ajudar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, através de pesquisas relacionadas a diversos assuntos nas disciplinas estudadas em sala de aula, pois o mesmo ativa a curiosidade dos alunos, e a nossa também, tirando duvidas e aprofundando os conhecimentos, em fim nos deixando mais informados, desse modo então vale a pena se fazer uso desse recurso textual.

BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/
http://wikipos.facasper.com.br/index.php/O_conceito_de_hipertexto_em_Pierre_L%C3%A9vy

Nenhum comentário:

Postar um comentário