TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 3
Macapá-AP, 02 de maio de 2011
De acordo com os Parâmetros curriculares Nacionais, o currículo é um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto as características da região. Torna-se, assim, um roteiro para orientação do professor. (PCNs)
Para Raquel Martins, o currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que o que, como e quando ensinar e o que, com e quando avaliar. http://www.educacaodeinfancia.com
Nesse sentido, o currículo é obrigatório para o sistema educacional, porém depende do professor para elaborar o seu de maneira organizada de forma que o mesmo vise a realidade da escola e o contexto da sala de aula.
Com os avanços da tecnologia de informação, escola, professores e alunos têm a sua disposição diversas ferramentas que possibilitam uma maior interatividade ao processo ensino-aprendizagem.
Essas tecnologias integradas ao currículo estabelece uma visão transformadora ao aprendizado em sala de aula, transformando as metodologias de ensino e a forma de atuação dos educadores e educandos considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho eficaz em sala de aula.
Para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo, será necessário que professores e alunos conscientizam-se do papel das tecnologias como ferramenta de ajuda no processo de ensinar e aprender.
Assim, currículo para mim é toda atividade planejada e orientada pelo professor em grupo ou individual, dentro ou fora da escola, desde que não fira o sistema educacional, visando sempre o aprendizado do aluno, valorizando sempre seu conhecimento prévio.
BIBLIOGRAFIA
http://www.educacaodeinfancia.com
http://www.educacional.com.br/legislacao/leg_vi.asp
Guia do Cursista: Tecnologia na Educação- Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Para Raquel Martins, o currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que o que, como e quando ensinar e o que, com e quando avaliar. http://www.educacaodeinfancia.com
Nesse sentido, o currículo é obrigatório para o sistema educacional, porém depende do professor para elaborar o seu de maneira organizada de forma que o mesmo vise a realidade da escola e o contexto da sala de aula.
Com os avanços da tecnologia de informação, escola, professores e alunos têm a sua disposição diversas ferramentas que possibilitam uma maior interatividade ao processo ensino-aprendizagem.
Essas tecnologias integradas ao currículo estabelece uma visão transformadora ao aprendizado em sala de aula, transformando as metodologias de ensino e a forma de atuação dos educadores e educandos considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho eficaz em sala de aula.
Para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo, será necessário que professores e alunos conscientizam-se do papel das tecnologias como ferramenta de ajuda no processo de ensinar e aprender.
Assim, currículo para mim é toda atividade planejada e orientada pelo professor em grupo ou individual, dentro ou fora da escola, desde que não fira o sistema educacional, visando sempre o aprendizado do aluno, valorizando sempre seu conhecimento prévio.
BIBLIOGRAFIA
http://www.educacaodeinfancia.com
http://www.educacional.com.br/legislacao/leg_vi.asp
Guia do Cursista: Tecnologia na Educação- Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário