segunda-feira, 11 de abril de 2011

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO TIRADENTES: O MARTIR DA INDEPENDENCIA

Atendendo as exigências do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs, eu Osemar Costa Rodrigues Cruz, elaborei um projeto com o tema: Tiradentes: O Mártir da Independência que foi desenvolvido na escola Oneide Pinto Lima com a turma 411 no 1º turno.
Durante a execução do projeto os alunos se envolveram bastante porque fizeram pesquisas sobre Tiradentes na internet, procurando saber onde ele nasceu, quem foi ele onde e quando morreu assim como as causas de sua morte. A explicação da professora Osemar, dando orientações básicas de como acessar a internet e manusear o computador ajudou muito os alunos a compreenderem o foco da pesquisa.
As dificuldades mais recorrentes ao fazer a atividade, foi quando eles quiseram imprimir suas pesquisas e não conseguiam pois não tinha impressora então a professora resolveu o problema colocando no Data show e eles copiaram o que acharam mais interessante para logo após fazer suas produções textuais. Os alunos mais rápidos ajudaram os mais lentos e como a atividade foi desenvolvida em trios ficou bem mais prático para se ajudarem. Como não estava previsto a construção de blogs, eu resolvi mostrar meu blog pessoal, acabamos criando um blog da escola, onde foi postada a atividade realizada.
Apesar da escola não dispor de equipamentos disponíveis para os alunos, a atividade foi realizada a contento porque levei para a sala de aula, data shows, note books, modems e montamos uma mine lan house e fizemos nosso trabalho que ficou muito bom. Além da pesquisa os alunos construíram seu próprio texto, cartazes, poesias e paródias sobre Tiradentes. Essa atividade foi gratificante e cada aluno falou no final que outras atividades como essa deveria ser mais presentes em sua sala. Para culminar tudo o que foi feito foi exposto para toda a escola.
Osemar Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário