quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Minha Escola

Ao falarmos em tecnologia na educação, não podemos pensar somente nos computadores, celulares, internet, data show e outros, porque a tecnologia vai muito, além disso, ela está presente nos livros didáticos, cadernos, quadro de giz ou magnéticos, nos lápis e canetas utilizados pelos alunos e professores em sala de aula.
Com o aparecimento das tecnologias digitais, ampliaram-se ainda mais as possibilidades de produção do conhecimento nas escolas, porém, poucas são as que têm acesso a elas. Vale ressaltar que essas ferramentas deverão ser levadas para a sala somente quando estiverem a serviço dos conteúdos, onde alunos e professores compreendam melhor o processo ensino-aprendizagem.
Na Escola Estadual Oneide Pinto Lima, localizada no bairro Boné Azul, zona Norte da cidade de Macapá no Estado do Amapá, as tecnologias digitais ainda estão andando em passos lentos, os professores estão ansiosos para fazer uso dessa tão sonhada tecnologia, pois ao serem perguntados se ajudaria no trabalho pedagógico, disseram que sim, porém achavam que ainda demoraria muito pra isso acontecer. A referida escola possui ambientes tecnológicos como, biblioteca, tele-sala, sala de leitura e LIED, mas todos funcionam em precárias condições por falta de espaço. A tele-sala e sala de leitura não está estruturada e é muito pequena, ainda está em fase de adaptação, possui o profissional mas falta material, o computador não funciona, a TV está sempre com problemas assim como o DVD e a caixa amplificada que lá se encontram, sem contar que a sala é pequena e quente pois o ar condicionado já está velho, e os professores têm que fazer mágica para efetuarem seu trabalho com sucesso. Assim também está a biblioteca que por falta de espaço no momento está desativada e o tão sonhado LIED, já tem espaço, bancada e computadores, mas os mesmos não estão montados, estamos no aguardo da montagem.
A escola também atende alunos especiais, tem profissionais habilitados, note book, materiais didáticos adequados, mas lhes falta espaço para desenvolverem seu trabalho.
Assim, as tecnologias estão na escola e os professores dão suas aulas com o que têm, esperando que essa situação mude dentro de pouco tempo para que juntos, educadores e educandos, possam mostrar todo seu potencial diante das ferramentas educacionais que eles tanto almejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário