segunda-feira, 4 de abril de 2011

TECNOLOGIA NA ESCOLA E AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO(atividade 3)



Vivemos em um mundo globalizado, e com as muitas possibilidades de acesso as informações, buscou-se a reestruturação e organização das diversas áreas de conhecimento.
Neste contexto, é preciso que professores e alunos estejam acompanhando essa nova era tecnológica, que repensem suas praticas pedagógicas deixando de ser o superior e passando a ser colaborador e facilitador de aprendizagem.
Sabe-se que com o aparecimento das novas tecnologias, todos os envolvidos no fazer pedagógico anceiam por melhorias, por isso a escola como um todo deve propiciar um ambiente de aprendizagem adequado onde educador e educando sintam-se motivados a construir seus conhecimentos com mais dinamismo.
O professor deve estar preparado para essas mudanças e estar consciente da importancia da tecnologia para o o processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com a fala do Dr. Ladislau Dowbor (2001), “É necessário se repensar a escola e a educação no sentido mais amplo”, ou seja, e escola deve ser articuladora, que valorize mais o conhecimento e seja capaz de levar o aluno onde ele possa ter oportunidade de conhecer o mundo futuramente.
Com as ferramentas tecnológicas, principalmente o computador e a internet, resgatou-se o interesse dos alunos pelas aulas e transformou a escola num ambiente mais dinâmico e prazeroso para ambos, professores e alunos.
Segundo Elizabete Almeida, “Tecnologias trazem o mundo para dentro da escola”, não só as mídias digitais, mas todos os dispositivos que possibilitem comunicação entre professores e alunos na ajuda da produção do conhecimento.
A interatividade da internet por exemplo, permite a conectividade em todos os lugares, nela pode-se fazer pesquisas, softwares, blogs, entre outros. Assim, os currículos devem ser repensados diante de tantas possibilidades de informação.
Portanto, diante de tais ferramentas e informações disponíveis, é necessário que educadores mudem radicalmente o modo de ensinar tradicional e passem a ter uma nova mentalidade em sua pratica pedagógica.
Osemar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário