sexta-feira, 27 de maio de 2011

MIDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 4- Praticas Pedagógicas e mídias digitais
Macapá-AP, 24 de maio de 2011



No texto de Silvio Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, ele concluiu que apesar da quantidade de ferramentas educacionais(mídias) disponíveis para os professores trabalharem, falta formação suficiente ou adequada aos profissionais para usarem tais ferramentas.
No estado do Amapá não é diferente, alunos têm ao seu dispor diversas mídias como celulares, máquinas fotográficas, acesso a internet em casa ou mesmo na escola, mas professores não se dão conta de que podem usá-los no aprendizado dos alunos, muitas vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias.
Ao fazer o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, tive oportunidade de realizar atividades utilizando as mídias digitais em sala de aula como fonte de pesquisa e percebi que os alunos ficaram mais estimulados com aulas diferentes, mas é uma pena que na escola não tenhamos ainda um laboratório para ajudá-los em seu processo de ensino e aprendizagem.
Mas os professores ainda não perceberam que têm próximo de si os telefones celulares muito utilizados pelos alunos, mas não como ferramenta educacional, a maioria desses celulares têm acesso a internet que ajudariam muito em suas aulas. Para Jesus Martin Barbero, professores e alunos podem beneficiar-se do uso das mídias, para isso será necessário que as vejam como instrumentos de informações capazes de contribuir com a educação dos alunos através de pesquisas dos conteúdos escolares.
Nesse sentido, é importante que os professores repensem sua prática pedagógica, deixando de lado o tradicional e tenham coragem de promover aulas mais interessantes, dinâmicas e criativas utilizando as mídias digitais.
Bibliografia:
Texto: Mídia e educação, no contexto escolar. Disponível no livro do aluno do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Vídeo: Jesus Martin Barbero sobre Importância das novas tecnologias na educação.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PRATICAS PEDAGÓGICAS E MIDIAS DIGITAIS

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 4- Praticas Pedagógicas e mídias digitais
Macapá-AP, 16 de maio de 2011


Ao assistir os vídeos da unidade IV, fiz muitas descobertas interessantes em relação às mídias digitais. No 1º vídeo chamado COIEDA, as formas geométricas parecem brincadeiras, as cores, os movimentos e as imagens são misturadas com vídeos e musicas que parecem dialogar. Isso só é possível graças as tecnologias digitais que possibilitam novas maneiras de criação.
No 2º vídeo, “GuitarMan” usou balões para produzir vozes, sua criatividade e originalidade foram fundamentais para a produção desse vídeo.
Ao assistir esses vídeos, percebi que com a chegada das tecnologias digitais, as aulas poderão se tornar mais criativas e prazerosas, acabando com a monotonia do quadro e giz e a alto estima dos alunos ficará mais elevada.
No 3º vídeo, a imaginação e a criatividade tomaram conta do autor, produzindo sons e movimentos. E de acordo com a entrevista do professor Lucas Ciavatta este trabalho estrutural de corpo, de movimento e ritmo traz inúmeras possibilidades para uma aproximação com o universo sonoro.
Nesse sentido, concluí que o educador poderá trabalhar com as tecnologias, fazendo o mesmo que o autor, claro que modo amador, basta ter perseverança, disciplina e acreditar na capacidade de seus educandos para chegar a um resultado satisfatório.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

TEMA: Reflexões acerca do conceito de currículo

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 3
Macapá-AP, 02 de maio de 2011


De acordo com os Parâmetros curriculares Nacionais, o currículo é um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto as características da região. Torna-se, assim, um roteiro para orientação do professor. (PCNs)
Para Raquel Martins, o currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que o que, como e quando ensinar e o que, com e quando avaliar. http://www.educacaodeinfancia.com
Nesse sentido, o currículo é obrigatório para o sistema educacional, porém depende do professor para elaborar o seu de maneira organizada de forma que o mesmo vise a realidade da escola e o contexto da sala de aula.
Com os avanços da tecnologia de informação, escola, professores e alunos têm a sua disposição diversas ferramentas que possibilitam uma maior interatividade ao processo ensino-aprendizagem.
Essas tecnologias integradas ao currículo estabelece uma visão transformadora ao aprendizado em sala de aula, transformando as metodologias de ensino e a forma de atuação dos educadores e educandos considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho eficaz em sala de aula.
Para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo, será necessário que professores e alunos conscientizam-se do papel das tecnologias como ferramenta de ajuda no processo de ensinar e aprender.
Assim, currículo para mim é toda atividade planejada e orientada pelo professor em grupo ou individual, dentro ou fora da escola, desde que não fira o sistema educacional, visando sempre o aprendizado do aluno, valorizando sempre seu conhecimento prévio.
BIBLIOGRAFIA
http://www.educacaodeinfancia.com
http://www.educacional.com.br/legislacao/leg_vi.asp
Guia do Cursista: Tecnologia na Educação- Ensinando e Aprendendo com as TIC.