sábado, 30 de abril de 2011

PLANO DE AULA SOBRE OS INDIOS

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
UNIDADE 3: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS


Projeto na Escola

Escola Estadual Oneide Pinto Lima
Diretora: Bergma
Professora: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Turma: 411 turno: 1º

Tema da Atividade: Os índios
Estrutura Curricular: Ensino Fundamental de 8 anos
Disciplinas envolvidas: história, português e artes
Série/ano: 4ª série
Nome do autor da proposta: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Objetivo: Ao final das atividades os alunos deverão ser capazes de:
Geral: Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil, além de perceber que o índio precisa ser respeitado.
Específico:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluricultural.
Duração das atividades: mais ou menos duas aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Provocar os alunos para que eles possam se expressar através de indagações sobre os índios e ir registrando no quadro. Logo após listar as dúvidas dos alunos perguntando o que desejam saber sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula:
- Pesquisar em livros ou internet fatos relevantes sobre a história dos índios e trazer para a escola,
- Trazer fotos ou figuras de índios de várias etnias, artefatos e vestimentas.
- Após a pesquisa, fazer a leitura do material e produzir um texto com os fatos mais importantes sobre a história dos índios.
- Construção de cartazes com as fotos dos índios, dos artefatos, alimentação, casas e enfeites.
- Desenhar e pintar objetos indígenas,
- Leitura e escrita da música indiozinho para depois cantarem todos juntos.

Tecnologias e mídias a serem utilizadas:
- Data show, computador, câmera fotográfica, quadro, cartolina, papel A4, material didático do aluno, etc.

Resultados esperados:
A avaliação será processual mediante o desenvolvimento da atividade, observando a participação, entusiasmo, colaboração nas atividades propostas e a eficácia do trabalho.

Referência bibliográfica:
Após a atividade, a bibliografia será relacionada.
Livro didático dos alunos
Livros que irão pesquisar em casa
WWW.google.com.br


domingo, 24 de abril de 2011

ROTEIRO PARA ESCOLHA DE TEMA NA ELABORAÇÃO DO PROJETO

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 3 – Atividade 4
Macapá-AP, 15 de abril de 2011


No primeiro momento, a professora e alunos irão conversar para definir o tema e estabelecer prazo, objetivos, cronograma, metodologia, tipo de avaliação e tema do projeto(atividade). Para realização deste projeto ficou acertado que irão seguir os passos a seguir:
1. Definição do tema:
Para definir o tema todos devem participar. Listar as dúvidas, anseios e indagações e escolher um tema que seja da vontade da maioria dos alunos.
2. Objetivos:
a.Gerais:
O objetivo deverá influenciar positivamente nas maneiras de ver o objeto de sua escolha, assim como desenvolver ações de transformação individual e coletiva.
b.Específicos:
Nos objetivos específicos serão detalhados os objetivos gerais de forma mais específica.
3. Disciplinas envolvidas:
Português, história, artes e outras que surgirem ao longo da execução da atividade.
4. Justificativa:
Neste campo será descrito a importância do projeto, assim como os motivos que levaram a escolha do tema.
5. Metodologia:
A metodologia é a maneira como a atividade será executada, ou seja, o detalhamento das atividades.
6. Atividades:
Como será realizada cada atividade?
Pesquisas em livros, internet, conversas com pessoas sobre o assunto escolhido.
7. Avaliação:
Será feita ao longo do trabalho e no final, uma postagem no blog pessoal da professora da turma.
8. Escolha do título do projeto:
Escolher um título que seja relevante e que desperte a curiosidade e o interesse de todos os envolvidos.
9. Participantes:
Aqui será relacionada todas as pessoas envolvidas na elaboração do projeto.




quinta-feira, 21 de abril de 2011

Contextualizando a mudança da teoria à pratica.

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 3 – Atividade 3
Macapá-AP, 21 de abril de 2011


Com a chegada da tecnologia digital na escola como mais uma ferramenta de ajuda no processo ensino-aprendizagem, nota-se a necessidade dos professores de mudarem sua prática educativa.
Ao ler a entrevista de Pedro Demo sobre os desafios da Linguagem no século XXI, notei a importância do computador e da internet na vida educacional do aluno, já que quando ele crescer e for ao mercado de trabalho precisará dele para experiência profissional.
Nesse sentido a escola precisa acompanhar essa mudança, começando pelo professor, pois ele é a figura fundamental nesse processo, “ele é a tecnologia das tecnologias e deve se portar como tal”. (Pedro Demo)
Para Pedro demo, a pedagogia precisa um professor diferente, não só para dar aulas, que seja tecnologicamente correto, que participe do mundo digital.
Não podemos esquecer que mudando nossa prática pedagógica, mudaremos também o desempenho de nossos alunos, com diálogo franco e aberto juntos, professores e alunos transformarão o processo de ensinar e aprender em processo de construção do conhecimento, mudando de maneira significativa o processo educacional e formará cidadãos críticos e participativos da sociedade em que vivem.

bibliografia:

Material de apoio CD curso - Ensinando e Aprendendo coma as TCI

terça-feira, 19 de abril de 2011

ENTENDENDO A UNIDADE 3

ENTENDENDO A UNIDADE 3

Na entrevista de Pedro Demo: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”, ele aborda que a escola está distante do desafio do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente - gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet.
Nesse sentido é importante que os alunos tenham acesso a internet porque aprendem melhor interagindo com as outras pessoas, mas para isso é preciso que as escolas mudem, começando pelo professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. É a tecnologia das tecnologias e deve se portar como tal.
Mas essa mudança deverá partir do professor, será necessário que ele queira atualizar-se, para isso é preciso um curso grande, intensivo, especialização, voltar para a universidade, de maneira que o professor se reconstrua. Um dos desejos que nós temos é de que o professor produza material didático próprio, que ainda é desconhecido no Brasil. Ele tem que ter o material dele, porque a gente só pode dar aula daquilo que produz - essa é a regra lá fora. Quem não produz não pode dar aula, porque vai contar lorota. Não adianta também só criticar o professor, ele é uma grande vítima de todos esses anos de descaso, pedagogias e licenciaturas horríveis, encurtadas cada vez mais, ambientes de trabalho muito ruins, salários horrorosos... Também nós temos que, mais que criticar, cuidar do professor para que ele se coloque a altura da criança. E também, com isso, coloque à altura da criança a escola – sobretudo a escola pública, onde grande parte da população está.
Lendo no guia do cursista, em “Um pouco de história”, observei que o uso das tecnologias na escola pública brasileira, iniciou-se timidamente, com projetos pilotos em escolas no final de 1980. Nesses projetos, algumas experiências ocorriam com o uso do computador em atividades disciplinares e muitas outras eram extracurriculares e ocorriam em horários diferentes daqueles em que os alunos freqüentavam a escola. Essas situações poderiam ocorrer na visão instrucionista ou construcionista. Mas sempre observa-se a importância da figura do professor afim de ajudar o aluno na construção de seu conhecimento.
No construcionismo e a pedagogia por projeto, uma forma de favorecer o aprendizado do aluno na abordagem construcionista usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projeto. Nesse contexto a aprendizagem não se restringe à acumulação de conteúdos ou a doses de informações isoladas. Ela é, efetivamente, um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa, que por sua vez, está inserida em um contexto sócio-histórico, por meio de um processo de aprendizagem significativa.
Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de reconstextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre várias áreas de conhecimentos. Para isso, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento de um projeto e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem o aprendizado do aluno, tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento. ( FREIRE; PRADO,1999).
Neste curso, olhamos para a escola, as tecnologias, os projetos e o currículo, etc...
Nesse sentido, devemos lembrar que não posemos olhar apenas para o computador que temos hoje, nem para a internet acessada via computador, pois já a temos, hoje nos telefones celulares, que são mais baratos do que os computadores, com isso, há maior possibilidade de mobilidade e conexão de qualquer lugar e a qualquer momento e, conseqüentemente, de expandir as atividades escolares para alem da sala de aula, rompendo, assim, com os muros da escola, o que permite desenvolver projetos em diferentes espaços que poderão ser intergrados ao currículo.
Ao desenvolver projetos em sala de aula, apresenta-se a necessidade de se criar uma nova cultura educacional. Nessa perspectiva, a utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e para a resolução de problemas da realidade. O trabalho por meio de projeto potencializa a integração de: diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade; e várias mídias e recursos, tais como livros, TV, rádio, computador, filmadora...
Um projeto também pode ser feito a partir de um conteúdo disciplinar. O importante é que o seu desenvolvimento não se feche em si mesmo, deve romper barreiras e trabalhar as diversas áreas de conhecimento. Assim, a integração entre disciplinas se faz na prática, no desenvolvimento do currículo que trata o conhecimento em sua globalidade.
Por sua vez, a divisão entre as disciplinas não é estática e ocorre à medida que se aprofundam os conhecimentos de determinada área cuja compreensão exige estudos especializados. Não se pode esquecer que a pessoa aprende quando estabelece relações entre novas informações com conhecimentos que possuía e constrói novos significados. Isso ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre as disciplinas.
Quanto ao projeto e currículo, vemos que ao enfrentar tai situações, professores ficam inquietos, porque ao trabalhar projeto devem sistematizar o assunto de acordo com o currículo, logo o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento e experiência do cotidiano.
O Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS, há dez anos, vem construindo um modelo de trabalho que visa o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos. Os Projetos de aprendizagem, em que a criança desenvolve pesquisa a respeito de temas científicos , aliam este objetivo ao uso de ferramentas de interação e intervenção suportadas por tecnologia. Nesse sentido o Projeto Amora caracteriza-se por ser uma proposta que visa desenvolver a capacidade de autonomia dos alunos promovendo atividades que privilegiam diferentes formas de interação entre professores e alunos.
Resumo dos textos do guia do cursista no curso de Tecnologias na Educação.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO TIRADENTES: O MARTIR DA INDEPENDENCIA

Atendendo as exigências do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs, eu Osemar Costa Rodrigues Cruz, elaborei um projeto com o tema: Tiradentes: O Mártir da Independência que foi desenvolvido na escola Oneide Pinto Lima com a turma 411 no 1º turno.
Durante a execução do projeto os alunos se envolveram bastante porque fizeram pesquisas sobre Tiradentes na internet, procurando saber onde ele nasceu, quem foi ele onde e quando morreu assim como as causas de sua morte. A explicação da professora Osemar, dando orientações básicas de como acessar a internet e manusear o computador ajudou muito os alunos a compreenderem o foco da pesquisa.
As dificuldades mais recorrentes ao fazer a atividade, foi quando eles quiseram imprimir suas pesquisas e não conseguiam pois não tinha impressora então a professora resolveu o problema colocando no Data show e eles copiaram o que acharam mais interessante para logo após fazer suas produções textuais. Os alunos mais rápidos ajudaram os mais lentos e como a atividade foi desenvolvida em trios ficou bem mais prático para se ajudarem. Como não estava previsto a construção de blogs, eu resolvi mostrar meu blog pessoal, acabamos criando um blog da escola, onde foi postada a atividade realizada.
Apesar da escola não dispor de equipamentos disponíveis para os alunos, a atividade foi realizada a contento porque levei para a sala de aula, data shows, note books, modems e montamos uma mine lan house e fizemos nosso trabalho que ficou muito bom. Além da pesquisa os alunos construíram seu próprio texto, cartazes, poesias e paródias sobre Tiradentes. Essa atividade foi gratificante e cada aluno falou no final que outras atividades como essa deveria ser mais presentes em sua sala. Para culminar tudo o que foi feito foi exposto para toda a escola.
Osemar Rodrigues.

domingo, 10 de abril de 2011

PROJETO TIRADENTES: O MARTIR DA INDEPENDENCIA

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC.
Aluna: Osemar Costa Rodrigues Cruz
Formadora: Sandra Santos. Turma: 1/2011
Unidade 2 – Atividade 5
Macapá-AP, 29 de março de 2011



Atividade 6
Tema: Tiradentes: O mártir da Independência
Justificativa:
Tendo em vista a homenagem pelo dia de Tiradentes que ocorrerá em abril, é de grande relevância desenvolver atividades que visem um maior conhecimento sobre esse ícone da história do Brasil . Nesse sentido, o projeto será desenvolvido na escola estadual Oneide Pinto Lima com a turma 411 do 1º turmo da professora Alessandra.
Objetivo Geral:
• Realizar as tarefas propostas pelo professor, mediante informações obtidas em livros, revistas e através da navegação pelos hipertextos disponibilizados na internet mediante processo colaborativo de aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia de Tiradentes.WWW.google.com.br
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa, além de livros que falem sobre Tiradentes.
• Reconhecer a importância de Tiradentes para a história do Brasil.
Desenvolvimento:
O trabalho será desenvolvido em duplas ou trios, que deverão fazer pesquisa em livros, acessar e navegar a internet nos sites indicados pela professora. (http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes).
Pedir para os alunos acessarem a internet no site www.google.com.br, fazer a pesquisa e anotar os fatos mais importantes sobre a vida e morte de Tiradentes e traze para a escola.
A pesquisa será dividida em: biografia, cartazes, poesias, produção de textos, etc.
Após a pesquisa a professora deverá confeccionar junto com os alunos um texto coletivo com as informações obtidas pelos alunos durante a navegação na internet.
O texto deverá conter biografia, julgamento e sentença, Inconfidência Mineira e legado de Tiradentes perante a história do Brasil.
Indagar os alunos como foi a experiência com uma nova fonte de pesquisa?
As pesquisas com hipertextos ajudaram a compreender melhor o estudo do texto em questão?
Após a construção do texto e da pesquisa, os mesmos serão postados no blog pessoal da professora Osemar, no endereço osemarrodrigues@blogspot.com. Fazendo um link para o blog da turma do curso 100 horas no site eproinfo http://ntecurso100horas.blogspot.com.
A culminância do projeto se dará no dia 21 de abril Dia de Tiradentes com uma pequena exposição no corredor da escola dos cartazes, fotografias, poesias e textos produzidos pelos alunos da turma 411 no 1º turno, onde os demais alunos das outras turmas poderão vislumbrar a pesquisa realizada.
Recursos:
Materiais: livros, computadores, fotos, cartolina, lápis, textos sobre o assunto, etc.
Humanos: alunos e professores da turma 411 do 1º turno da escola Oneide Pinto Lima.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da pesquisa, com atividades diversificadas sobre o tema em estudo, fazendo um apanhado individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento,a cooperação, o interesse de cada um em realizar a tarefa. Além de avaliar também a criatividade dos alunos com relação as produções textuais e confecção de cartazes, e poesias sobre o tema abordado.

Referencias bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/tiradentes
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://api.ning.com/files/
http://www.google.com.br
Guia do cursista: Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TICs.
Livro didático do aluno



segunda-feira, 4 de abril de 2011

TECNOLOGIA NA ESCOLA E AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO(atividade 3)



Vivemos em um mundo globalizado, e com as muitas possibilidades de acesso as informações, buscou-se a reestruturação e organização das diversas áreas de conhecimento.
Neste contexto, é preciso que professores e alunos estejam acompanhando essa nova era tecnológica, que repensem suas praticas pedagógicas deixando de ser o superior e passando a ser colaborador e facilitador de aprendizagem.
Sabe-se que com o aparecimento das novas tecnologias, todos os envolvidos no fazer pedagógico anceiam por melhorias, por isso a escola como um todo deve propiciar um ambiente de aprendizagem adequado onde educador e educando sintam-se motivados a construir seus conhecimentos com mais dinamismo.
O professor deve estar preparado para essas mudanças e estar consciente da importancia da tecnologia para o o processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com a fala do Dr. Ladislau Dowbor (2001), “É necessário se repensar a escola e a educação no sentido mais amplo”, ou seja, e escola deve ser articuladora, que valorize mais o conhecimento e seja capaz de levar o aluno onde ele possa ter oportunidade de conhecer o mundo futuramente.
Com as ferramentas tecnológicas, principalmente o computador e a internet, resgatou-se o interesse dos alunos pelas aulas e transformou a escola num ambiente mais dinâmico e prazeroso para ambos, professores e alunos.
Segundo Elizabete Almeida, “Tecnologias trazem o mundo para dentro da escola”, não só as mídias digitais, mas todos os dispositivos que possibilitem comunicação entre professores e alunos na ajuda da produção do conhecimento.
A interatividade da internet por exemplo, permite a conectividade em todos os lugares, nela pode-se fazer pesquisas, softwares, blogs, entre outros. Assim, os currículos devem ser repensados diante de tantas possibilidades de informação.
Portanto, diante de tais ferramentas e informações disponíveis, é necessário que educadores mudem radicalmente o modo de ensinar tradicional e passem a ter uma nova mentalidade em sua pratica pedagógica.
Osemar Rodrigues

domingo, 3 de abril de 2011

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ(atividade 02)

Eu sou Osemar Costa Rodrigues Cruz, sou professora, formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá, Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela UNINTER, funcionária do quadro efetivo do Governo do Estado do Amapá, desenvolvendo minhas funções na Escola Estadual Oneide Pinto Lima no LIED, estou lá para uma troca de ensino-aprendizagem, já que o aprender hoje é considerado uma atividade contínua e como aprendiz, sempre que me deparo com algo novo, digo que no momento não sei responder mas que pesquisarei e responderei posteriormente, e assim procuro sempre estudar, ler para aprimorar meus conhecimentos para sempre que possivel, estar pronta para essa troca com os alunos e demais pessoas que precisam do meu auxilio pois a aprendizagem para mim é troca, é construção.
O publico alvo do LIED na escola são alunos do Ensino Fundamental regular e Educação de Jovens e Adultos.
Assim como as crianças, os jovens e adultos vêm para escola com experiencias e com muita vontade de aumenta-las e com as TIC na escola o professor tem agora uma nova identidade, e na era da tecnologia o professor não mais repassa somente o que está nos livros e sim passa a ser um mediador tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinamico e prazeroso. Para Novoa(2001):
“...hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e a complexidade social, o que não existia no passado. Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres aos mais ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola é quando se consegue cumprir, de algum modo, esse designio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge uma enorme complexidade que não existia no passado.”
Assim, como educadora, procuro ser essa pessoa inovadora, refletindo sempre meu modo de agir, ensinar e aprender com aqueles que me cercam.
Boa sorte e bons estudos.