segunda-feira, 28 de março de 2011

A Internet como espaço de autoria

A Internet é um aglomerado de computadores interligados em uma grande rede, que podemos pesquisar, nos relacionar com outras pessoas, dialogar e interagir de diversas maneiras com o mundo digital. Ela nos permite acesso a informações variadas. Nela encontramos uma variedade de recursos e serviços, documentos, compartilhamento de arquivos, correio eletrônico, comunicação instantânea, entre outros.

A Wikipédia é uma enciclopédia livre na qual qualquer pessoa pode inserir ou alterar seu conteúdo, desde que com seriedade e respeito às normas de conduta e de direitos autorais. Ela é colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia

O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuições de todas as partes do mundo. Ele é um wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. O programa que gera a interface do Wikcionário é o MediaWiki. Assim como a Wikipédia, o Wikcionário é um projeto da fundação Wikimedia disponível em diversos idiomas. pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio

O Google Docs, é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e atualmente compõe-se de um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas e um editor de formulários. Originalmente, o processador de texto foi desenvolvido a parte, sob o nome Writely, e comprado pelo Google meses depois. Alguns dos recursos mais peculiares são a portabilidade de documentos, que permite a edição do mesmo documento por mais de um usuário e o recurso de publicação direta em blog. http://www.google.com.br

Os Blogs são sites pessoais de fácil criação e publicação de mensagens. Podem ser no estilo diário ou especializados em determinados assuntos. As mensagens são organizadas geralmente por ordem cronológica, com as mais recentes no topo da página. É um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts".além de ser aberto um mural para opinião dos visitantes. Ele deve ser sempre atualizado. pt.wikipedia.org/wiki/Blogs

O fotoblog é um site parecido com um blog, para uso pessoal, mas focado no armazenamento de fotos, imitando um álbum virtual.
www.creativehost.com.br/suporte/glossario/f.htm

De acordo com a pesquisa pude observar que em todos esses sites podemos compartilhar o que fazemos com milhões de pessoas além de podermos dar opiniões, contribuir, analisar, enfim participamos ativamente na internet e dialogamos sempre que queremos com pessoas de várias partes do mundo.

Bibliografia

pt. pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio
wikipedia.org/wiki/Wikipédia
http://www.google.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/Blogs
www.creativehost.com.br/suporte/glossario/f.htm

domingo, 20 de março de 2011

Navegando em busca do conceito de hipertexto.

Com o aparecimento das tecnologias digitais, é comum vermos hoje nas diversas camadas da sociedade, pessoas com computadores, laptops e notebooks a sua disposição, seja para uso no trabalho ou para diversão. Daí surge então a necessidade de conhecer links, programas e softwares para uso próprio ou para interagir com outras pessoas ou links. De acordo com as pesquisas sobre hipertexto, descobri que o mesmo é um conjunto de informações interligadas a diversidade de pesquisas que subsidiam o trabalho pedagógico do professor. Cada autor tem seu próprio conceito de hipertexto, aqui vão alguns que pesquisei.

1.Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

2.O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/

3.Para Lévy (1993) o hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto. Os itens de formação não ligados linerarmente, como em uma corda como nó, mas cada um deles, ou a maioria, estente suas conexões em estrela, de modo reticular.
http://wikipos.facasper.com.br/index.php/O_conceito_de_hipertexto_em_Pierre_L%C3%A9vy

De acordo com as minhas pesquisas, O hipertexto é um texto que nos possibilita uma leitura mais ampla, mais dinâmica do que estamos lendo/ou pesquisando, ele pode ser usado para ajudar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, através de pesquisas relacionadas a diversos assuntos nas disciplinas estudadas em sala de aula, pois o mesmo ativa a curiosidade dos alunos, e a nossa também, tirando duvidas e aprofundando os conhecimentos, em fim nos deixando mais informados, desse modo então vale a pena se fazer uso desse recurso textual.

BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1794880-que-%C3%A9-hipertexto/
http://wikipos.facasper.com.br/index.php/O_conceito_de_hipertexto_em_Pierre_L%C3%A9vy

quarta-feira, 9 de março de 2011

REFLETINDO SOBRE A PROPRIA APRENDIZAGEM

A prática pedagógica do professor em sala de aula vem mudando significativamente na atualidade.
Com a chegada de novas tecnologias nas escolas brasileiras, os professores passaram de simples transmissores de conhecimentos para mediadores, organizando as informações adquiridas pelos alunos em sala de aula.
Hoje professores e alunos possuem várias tecnologias a sua disposição como: computadores, CDs, DVDs, data shows, TV e outros que subsidiam suas tarefas, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem. Para Freire (1998.p.96)
A educação constitui-se em um ato coletivo, solidário, uma troca de experiências, em que cada envolvido discute suas idéias e concepções. O que importa é que os professores e alunos se assumiram epstemiológicamente curiosos,
Os professores devem aguçar a curiosidade em seus alunos, pois ela é fundamental para busca de novas formas de informações, propiciando aprendizagem significativas e colaborativas. No entanto, é importante ressaltar que as escolas apesar de contar com diferentes tecnologias como os LIEDS, os horários são específicos e os espaços delimitados, dificultando a integração da tecnologia ao desenvolvimento do currículo.
Mesmo assim é importante que o LIED seja mantido na escola, porque ao adaptar a informática ao currículo estaremos utilizando o computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada e os professores para busca de novas habilidades diante das tecnologias disponíveis para o andamento de seu trabalho.

Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro.
Guia do cursista. Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC.

quinta-feira, 3 de março de 2011

USO DAS TECNOLOGIAS POR MEIO DE PROJETO

Trabalhar com a metodologia de projetos através das tecnologias, auxilia de maneira significativa a pratica do professor com relação a produção do conhecimento dos educandos, além de criar novos ambientes de trabalho, estimula-os na própria autonomia, buscando uma aprendizagem contextualizada e significativa.
O uso das tecnologias em sala de aula permite que os alunos estabeleçam relações com o cotidiano, e seu processo de ensino-aprendizagem ficará mais dinâmico e interativo, pois o uso da tecnologia aprimora a experiência de aprendizado permitindo que os mesmos criem vínculos com o mundo exterior.
A informática então, a serviço de um projeto educacional, propicia condições aos alunos de trabalharem além de temas ligados ao currículo escolar, atividades extracurriculares. Para Fagundes (1998):
Aprender por projetos é uma forma inovadora de romper com as tradições educacionais, dando um formato mais ágil e participativo ao trabalho de professores e educadores. Trata-se mais do que uma estratégia fundamental de aprendizagem, sendo um modo de ver o ser humano construir, aprendendo pela experimentação ativa do mundo.

Nesse sentido, ao trabalhar o aprendizado do aluno com projetos, o educador deverá levá-lo a questionamentos, interação, interrogação sobre o mundo e sobre si mesmo, buscando soluções para os problemas encontrados.
Na Escola Estadual Oneide Pinto Lima, no município de Macapá-AP, está sendo desenvolvido no ano de 2011, o projeto com o tema: O desafio da leitura e da escrita. Este projeto contempla todo o ensino fundamental e EJA. Com ele, professores e alunos trabalham as ações de acordo com as datas comemorativas de forma interdisciplinar. Ao introduzir leitura e escrita de textos, são direcionados depois para os conteúdos curriculares. Cada série e classe também participam dos ambientes tecnológicos como TV escola, sala de leitura, biblioteca para fazerem pesquisas sobre os temas que estão sendo estudados. Não vão ao LIED porque o mesmo ainda não está em funcionamento
O trabalho com projetos na escola, está possibilitando o desenvolvimento da auto-confiança das crianças com o uso das tecnologias existentes, facilitando assim a troca de informações e construção de novos conhecimentos.