quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Minha Escola

Ao falarmos em tecnologia na educação, não podemos pensar somente nos computadores, celulares, internet, data show e outros, porque a tecnologia vai muito, além disso, ela está presente nos livros didáticos, cadernos, quadro de giz ou magnéticos, nos lápis e canetas utilizados pelos alunos e professores em sala de aula.
Com o aparecimento das tecnologias digitais, ampliaram-se ainda mais as possibilidades de produção do conhecimento nas escolas, porém, poucas são as que têm acesso a elas. Vale ressaltar que essas ferramentas deverão ser levadas para a sala somente quando estiverem a serviço dos conteúdos, onde alunos e professores compreendam melhor o processo ensino-aprendizagem.
Na Escola Estadual Oneide Pinto Lima, localizada no bairro Boné Azul, zona Norte da cidade de Macapá no Estado do Amapá, as tecnologias digitais ainda estão andando em passos lentos, os professores estão ansiosos para fazer uso dessa tão sonhada tecnologia, pois ao serem perguntados se ajudaria no trabalho pedagógico, disseram que sim, porém achavam que ainda demoraria muito pra isso acontecer. A referida escola possui ambientes tecnológicos como, biblioteca, tele-sala, sala de leitura e LIED, mas todos funcionam em precárias condições por falta de espaço. A tele-sala e sala de leitura não está estruturada e é muito pequena, ainda está em fase de adaptação, possui o profissional mas falta material, o computador não funciona, a TV está sempre com problemas assim como o DVD e a caixa amplificada que lá se encontram, sem contar que a sala é pequena e quente pois o ar condicionado já está velho, e os professores têm que fazer mágica para efetuarem seu trabalho com sucesso. Assim também está a biblioteca que por falta de espaço no momento está desativada e o tão sonhado LIED, já tem espaço, bancada e computadores, mas os mesmos não estão montados, estamos no aguardo da montagem.
A escola também atende alunos especiais, tem profissionais habilitados, note book, materiais didáticos adequados, mas lhes falta espaço para desenvolverem seu trabalho.
Assim, as tecnologias estão na escola e os professores dão suas aulas com o que têm, esperando que essa situação mude dentro de pouco tempo para que juntos, educadores e educandos, possam mostrar todo seu potencial diante das ferramentas educacionais que eles tanto almejam.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIA NA ESCOLA E A MUDANÇA NA EDUCAÇÃO

Vivemos em um mundo globalizado, e com as muitas possibilidades de acesso as informações, buscou-se a reestruturação e organização das diversas áreas de conhecimento.
Neste contexto, é preciso que professores e alunos estejam acompanhando essa nova era tecnológica, que repensem suas praticas pedagógicas deixando de ser o superior e passando a ser colaborador e facilitador de aprendizagem.
Sabe-se que com o aparecimento das novas tecnologias, todos os envolvidos no fazer pedagógico anceiam por melhorias, por isso a escola como um todo deve propiciar um ambiente de aprendizagem adequado onde educador e educando sintam-se motivados a construir seus conhecimentos com mais dinamismo.
O professor deve estar preparado para essas mudanças e estar consciente da importancia da tecnologia para o o processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com a fala do Dr. Ladislau Dowbor (2001), “É necessário se repensar a escola e a educação no sentido mais amplo”, ou seja, e escola deve ser articuladora, que valorize mais o conhecimento e seja capaz de levar o aluno onde ele possa ter oportunidade de conhecer o mundo futuramente.
Com as ferramentas tecnológicas, principalmente o computador e a internet, resgatou-se o interesse dos alunos pelas aulas e transformou a escola num ambiente mais dinâmico e prazeroso para ambos, professores e alunos.
Segundo Elizabete Almeida, “Tecnologias trazem o mundo para dentro da escola”, não só as mídias digitais, mas todos os dispositivos que possibilitem comunicação entre professores e alunos na ajuda da produção do conhecimento.
A interatividade da internet por exemplo, permite a conectividade em todos os lugares, nela pode-se fazer pesquisas, softwares, blogs, entre outros. Assim, os currículos devem ser repensados diante de tantas possibilidades de informação.
Portanto, diante de tais ferramentas e informações disponíveis, é necessário que educadores mudem radicalmente o modo de ensinar tradicional e passem a ter uma nova mentalidade em sua pratica pedagógica.

Abraços.
Osemar Rodrigues